Os terceiros molares ou dente do siso são os últimos dentes dos arcos maxilares. Indicação é a palavra chave para a remoção ou não desses dentes.
Assista ao vídeo sobre complicações pela presença do terceiro molar incluso.
As principais indicações são:
Razões ortodônticas
Muitas vezes o dente do siso ocupa lugar no arco dentário que dificulta a movimentação ortodôntica, daí a necessidade da remoção. Em outros casos o ortodontista solicita a remoção do dente do siso no final do tratamento, prevenindo movimentações dentárias indesejáveis após a remoção do aparelho ortodôntico.
Prevenção de pericoronarite
A pericoronarite é uma infecção que acomete a região gengival que contorna a coroa do dente, normalmente causado por dificuldade de higienização da região.
Prevenção de reabsorção de dentes vizinhos
O contato do dente do siso com o segundo molar pode promover lesões cariosas ou de reabsorção desses dentes, daí a necessidade da remoção do siso nesses casos.
Prevenção patologias na região
A presença do siso incluso na região pode promover o surgimento de cisto da região, principalmente o cisto dentígero
Como é realizada a cirurgia ?
A cirurgia de remoção dos dentes do siso normalmente ocorrem em consultório, sob anestesia local ou sob sedação com o paciente "dormindo" ( as opções anestésicas poderão ser discutidas individualmente com o Dr. Wagner ). Essa cirurgia é um procedimento assintomático(sem dor) e em média leva-se 30 minutos para se remover os 4 dentes do siso(2 da maxila e 2 da mandíbula).